sábado, 30 de maio de 2009

Resumo do livro página 165 á 172

O México é o país mais importante da porção norte da América latina, Dono de uma posição geográfica privilegiada, possui 2 amplas aberturas litorânias: uma a leste com o oceano atlântico, onde se localiza o Golfo do México, porta aberta a comunicação com a Europa; outra a oeste para o oceano pacifico, que facilita contato com os países do extremo oriente.

Antes da colonização espanhola, o território mexicano era habitado por importantes civilizações pré- colombianas, como os olmecas, astecas e os maias. ( + sobre isso? )

O México possui a segunda maior economia da América latina e a décima terceira mundial. Suas bases econômicas são o comercio, a industria, a agricultura e a exploração de minerais.
A influencia dos EUA sobre o México é muito grande, principalmente do ponto de vista econômico, a tal ponto que o governo mexicano concordou em participar do plano iniciativo para as Américas, através do acordo de livre comercio, um acordo injusto e desigual que provocou grandes transformações na economia mexicana. O objetivo desse plano foi criar uma área hegemonia; em relação ao México e o governo americano tinha um objetivo geopolítico: os investimentos norte-americanos deveriam gerar emprego e, consequentemente, diminuiu a pressão migratória para seu território. ( + sobre a economia do México? )

Em 1 de Janeiro de 1994,o nafta e a revolta dos Chiapas teve inicio, como um repudio o tratado por que para o cidades mexicanos estava claro que o Nafta não apoiava o socialismo e o fim dos índios. Marcos foi o líder e junto com outras pessoas, decidiram o nome para o movimento , que foi o exercito Zapatista de libertação nacional, esse movimento teve este nome em homenagem a Emiliano Zapata que com seus companheiros derrubou Portifero Doz na revolução Mexicana.

As artes plásticas mexicanas refletem na historia mexicana e no sincretismo religioso. Alguns pintores mais importantes são: Frida Kahlo, Leon Trotsky, Diego Rivera entre outros. As danças e as musicas. mexicanas representa muito bem o país. Em 1940 a indústria de cinema do México desenvolveu-se rapidamente e lançou vários artistas muitos com influencia politica.Sua história e cultura marcaram a América Latina, principalmente pelos exemplos de lutas de resistência. ( + sobre a arte no México? )

PS.: Todos os "+ sobre" são deste mesmo blog só que em outros posts, clique para ver :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

oi comentem, bjs :*