sábado, 30 de maio de 2009

Resumo do livro página 165 á 172

O México é o país mais importante da porção norte da América latina, Dono de uma posição geográfica privilegiada, possui 2 amplas aberturas litorânias: uma a leste com o oceano atlântico, onde se localiza o Golfo do México, porta aberta a comunicação com a Europa; outra a oeste para o oceano pacifico, que facilita contato com os países do extremo oriente.

Antes da colonização espanhola, o território mexicano era habitado por importantes civilizações pré- colombianas, como os olmecas, astecas e os maias. ( + sobre isso? )

O México possui a segunda maior economia da América latina e a décima terceira mundial. Suas bases econômicas são o comercio, a industria, a agricultura e a exploração de minerais.
A influencia dos EUA sobre o México é muito grande, principalmente do ponto de vista econômico, a tal ponto que o governo mexicano concordou em participar do plano iniciativo para as Américas, através do acordo de livre comercio, um acordo injusto e desigual que provocou grandes transformações na economia mexicana. O objetivo desse plano foi criar uma área hegemonia; em relação ao México e o governo americano tinha um objetivo geopolítico: os investimentos norte-americanos deveriam gerar emprego e, consequentemente, diminuiu a pressão migratória para seu território. ( + sobre a economia do México? )

Em 1 de Janeiro de 1994,o nafta e a revolta dos Chiapas teve inicio, como um repudio o tratado por que para o cidades mexicanos estava claro que o Nafta não apoiava o socialismo e o fim dos índios. Marcos foi o líder e junto com outras pessoas, decidiram o nome para o movimento , que foi o exercito Zapatista de libertação nacional, esse movimento teve este nome em homenagem a Emiliano Zapata que com seus companheiros derrubou Portifero Doz na revolução Mexicana.

As artes plásticas mexicanas refletem na historia mexicana e no sincretismo religioso. Alguns pintores mais importantes são: Frida Kahlo, Leon Trotsky, Diego Rivera entre outros. As danças e as musicas. mexicanas representa muito bem o país. Em 1940 a indústria de cinema do México desenvolveu-se rapidamente e lançou vários artistas muitos com influencia politica.Sua história e cultura marcaram a América Latina, principalmente pelos exemplos de lutas de resistência. ( + sobre a arte no México? )

PS.: Todos os "+ sobre" são deste mesmo blog só que em outros posts, clique para ver :)

Sobre o México...

Informações Gerais
Bandeira Mexicana
ÁREA: 1.972.547 km²


CAPITAL: Cidade do México


POPULAÇÃO: 106,2 milhões (estimativa 2005)


MOEDA: peso novo mexicano


NOME OFICIAL : ESTADOS UNIDOS MEXICANOS


NACIONALIDADE: mexicana


DATA NACIONAL: 5 de fevereiro (Dia da Constituição); 16 de setembro (Independência); 20 de novembro (aniversário da Revolução).


IDIOMAS: espanhol (oficial ) línguas regionais (principal: náhuatl).
RELIGIÃO: cristianismo 94,6% (católicos 89,7%, protestantes 4,9%), judaísmo 0,1%, sem filiação 3,2%, outras 2,1% (1990)
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 54,3 hab./km2.
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: 1,6% ao ano (1995-2000)
TAXA DE ANALFABETISMO: 9% (censo de 2000).RENDA PER CAPITA: US$ 9.666 (em 2004).






+ sobre o México ?

Você sabia que...

A cidade do México foi fundada sobre o Lago de Texcoco.Ai, sobre o lago, os astecas viram uma águia devorando uma serpente parada sobre uma espécie de cacto que os mexicanos chamam de nopal. Ai os astecas fundaram a cidade, em 1325?

A Bandeira do México é uma tricolor vertical com verde, branco e vermelho com o brasão nacional do México colocado no centro da faixa central.
Apesar do significado das cores ter mudado com o tempo, estas três cores foram adoptadas pelo México logo após a conquista da independência relativamente à Espanha. A bandeira atual foi adaptada em 1968, mas o desenho global tem sido usado desde 1821 quando foi criada a primeira bandeira do México ?

A atual lei dos símbolos nacionais, que regulamenta o uso da bandeira mexicana encontra-se em vigor desde 1984?

O brasão de armas está colocado ao centro da bandeira, e inspira-se na lenda asteca sobre a fundação Tenochtitlan. Segundo esta lenda, os astecas, então uma tribo nómade, encontravam-se a vaguear pelo México em busca de um sinal que lhes indicasse o sítio exato onde deveriam construir a sua capital. O deus da guerra Huitzilopochtli havia-lhes ordenado que procurassem uma águia pousada em cima de um cacto que crescia sobre uma rocha submersa num lago. A águia teria no bico uma serpente que acabara de caçar. Após duzentos anos de deambulações, encontraram o sinal prometido numa pequena ilha no pantanoso lago de Texcoco. Aqui fundaram a sua capital, Tenochtitlan, que mais tarde se tornou conhecida como Cidade do México, a actual capital do México?

O México atual presenta vestigios de três civilizações distintas?

As cores da bandeira têm a sua origem no estandarte do Exército das Três Garantias (1821-1823) de Agustín de Iturbide?
E que originalmente as cores tinham os seguintes significados:
**Verde: Independência (da Espanha)
**Branco: Religião (catolicismo)
**Vermelho: União (entre europeus e americanos) ?

Porém, os significados das cores foram alterados após a secularização do país, liderada por Benito Juárez, passando a ser os seguintes:
>>Verde: Esperança
>>Branco: Unidade
>>Vermelho: Sangue dos heróis nacionais No livro The World Encyclopedia of Flags. ?

Alfred Znamierowski atribui ainda outros significados:
>>Verde: Esperança
>>Branco: Pureza
>>Vermelho: Religião A Biblioteca da cidade universitaria, está adornada com mosaicos de Juan O´Gonnan, que utilizou elementos decorativos da arte precolombina?

O México está numa zona de vulcões. Um deles é o Popocatépetl, que significa "a montanha que sai fumaça", pois a atividade vulcánica não cessou totalmente?


A "margarita" é uma bebida típicamente mexicana?

O chapolim é uma espécie de barata comestível?

Não sabia? Agora sabe :)

Pontos turísticos do México

Cancún
Se você concorda com a idéia de que o melhor do México são as praias e as ruínas, corra para Cancún. O melhor litoral do país está mesmo lá a água é de um azul padrão Caribe, e a areia, feita de fósseis de um plâncton microscópico, não queima o pé nem debaixo do sol do meio-dia. Algumas das mais belas ruínas ficam ali por perto, pois Cancún é parte da península do Yucatán, a terra dos maias, os mais talentosos arquitetos da América pré-colombiana
<- Praia de Cancún


Cidade do México

O centro político/religioso da Cidade do México foi construído sobre onde existia durante a civilização Asteca o grande templo de adoração ao sol. Todas as construções pré colombianas foram destruídas para dar lugar a igreja de Guadalupe e o Palácio do Governo e ministérios que ficam envolta de uma grande praça chama de Zócalo.

Igreja de Guadalupe onde outrora havia o templo do sol. Atualmente enfrenta graves problemas estruturais uma vez que além de estar afundando (já afundou em torno de 4 metros) ela também esta com suas estruturas seriamente comprometidas visto que suas estacas de sustentação foram feitas com madeira que com os últimos 500 anos ficaram bem comprometidos. Está atualmente sendo restaurada em sua estrutura, um trabalho de muitos anos.

Praça do Zócalo onde multidões podem ser reunidas para eventos políticos e religiosos. Ao fundo os prédios do Governo, em close os ministérios.

Palácio de Belas Artes é um teatro todo construído em mármore importado da europa pelos espanhóis. Possui uma estrutura muito bonita tanto externa como em especial internamente onde chama a atenção o granito vermelho e rosa em que as paredes são revestidas. É uma obra de arte no centro da cidade. Um grande problema que este prédio também enfrenta é o afundamento que hoje está em torno de 4 metros do nível original em que foi edificado.

Monumento da Independência do México localizado na larga e famosa avenida Paseo de la Reforma. Sua construção e inauguração foi realizado no ano de 1910. Mas o interessante que o início de sua construção foi em 1843. Durante todos estes anos o México passou por grandes convulsões, inclusive a invasão francesa em 1864. O monumento possui uma coluna que se eleva a 36 metros de altura onde em sua ponta se ergue um anjo feminino dourado. Em sua base se encontra várias criptas com os restos mortais de personagens da história do México.

Murais de Diego Rivera pintados de 1928 a 1930 e posteriormente de 1938 a 1940. Este artista retratou de forma sublime em dezenas de murais a história sofrida do povo mexicano desde sua conquista pelos espanhóis passando por uma ditadura religiosa católica, envolvendo várias guerras civis/religiosas.


Localização do México


Localizado na parte sudoeste do continente norte-americano e de forma aproximadamente triangular, o México estende-se por mais de 3000 km de noroeste a sudeste. A sua largura varia entre mais de 2000 km no norte e menos de 220 km no istmo de Tehuantepec, no sul. O México tem litorais em duas grandes massas de água: o oceano Pacífico (com o golfo da Califórnia entre o continente e a península da Baixa Califórnia) a ocidente e, a oriente, o golfo do México e o mar das Caraíbas, que conduzem ao oceano Atlântico. Nos litorais encontram-se planícies costeiras, ao passo que o México central consiste de planaltos elevados e montanhas escarpadas, incluindo vulcões, o mais elevado dos quais é o Pico de Orizaba, com 5610 m de altitude.

Cracteristicas Naturais do México.


O terreno e o clima variam dos desertos do norte à floresta húmida tropical no sul. Os principais rios mexicanos são o Lerma, Río Bravo del Norte (também conhecido como Rio Grande), o Grijalva, o Balsas e o Yaqui

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Ocupação do solo mexicano parte 2

Fotos das civilizações citadas abaixo:

CivilizaçãoTeotihuacan
Civilização Asteca (Pedra do sol)

Civilização Maia


Civilização Olmeca






Ocupação do solo mexicano.

Civilizações pré-colombianas.
Entre 1800 e 300 a.C., começaram a formar-se culturas complexas. Algumas evoluíram para avançadas civilizações mesoamericanas pré-colombianas tais como: olmeca, teotihuacan, maia, zapoteca, mixteca, huasteca, purepecha, tolteca, e mexica (ou asteca), as quais floresceram durante cerca de 4000 anos até ao primeiro contacto com Europeus. Atribuem-se a estas civilizações indígenas várias criações e invenções: templos-pirâmide, cidades, a matemática (sendo o primeiro povo do mundo a usar o zero), astronomia, medicina, escrita, calendários precisos, belas artes, agricultura intensiva, engenharia, um ábaco, teologia complexa, o chocolate e a roda.

Existem escrituras antigas em rochas e paredes rochosas por todo o norte do México (especialmente no estado de Nuevo León) demonstram desde muito cedo uma propensão para contar no México. Estas marcas de contagem muito antigas estavam associadas a acontecimentos astronómicos e sublinham a influência que as actividades astronómicas tinham sobre os nativos mexicanos, mesmo antes do desenvolvimento de civilizações.
Em alturas diferentes, houve três cidades mexicanas que eventualmente se tornaram nas maiores cidades do mundo: Teotihuacan, Tenochtitlan e Cholula. Estas cidades – entre várias outras - foram centros florescentes de comércio, idéias, cerimônias e teologia. Por outro lado, espalharam a sua influência a culturas vizinhas.

Ainda que muitas cidades-estado, reinos e impérios competiram uns com os outros por poder e prestígio, pode-se dizer que o México teve quatro civilizações principais e unificadoras: a olmeca, teotihuacan, a tolteca e a mexica. Estas quatro civilizações estenderam a sua influência por todo o México – e para além deste - como nenhuma outra. Consolidaram poder e influenciaram o comércio, arte, política, tecnologia e teologia.

Civilização Olmeca

A primeira civilização do México foi a olmeca. Esta civilização estabeleceu as fundações culturais que seriam seguidas por todas as civilizações indígenas que se lhe sucederam no México. A civilização olmeca começou com a produção de cerâmica em grande escala, cerca de 2300 a.C. Entre 1800 a.C. e 1500 a.C., os olmecas consolidaram o poder em várias chefias que estabeleceram a sua capital num local hoje conhecido como San Lorenzo, perto da costa no sudeste de Veracruz. A influência olmeca estendeu-se por todo o México, à América Central e ao longo do Golfo do México.

Civilização de Teotihuacan

O declínio dos olmecas resultou num vazio de poder no México. Deste vazio emergiu Teotihuacan, inicialmente colonizada em 300 a.C. Em 150, Teotihuacan já era a primeira verdadeira metrópole do que agora se designa por América do Norte. Teotihuacan estabeleceu uma nova ordem política e económica nunca antes vista no México. A sua influência estendia-se por todo o México até à América Central, fundando novas dinastias nas cidades Maias de Tikal, Copán e Kaminaljuyú. A influência de Teotihuacan sobre a civilização maia não pode ser subestimada: transformou o poder político, manifestações artísticas e a natureza da economia. Na cidade de Teotihuacan propriamente dita vivia uma população cosmopolita. A maioria das etnias regionais do México encontravam-se representadas na cidade, como os zapotecas provenientes da região de Oaxaca. Viviam em comunidades de apartamentos onde desenvolviam os seus misteres e contribuíam para o poder económico e cultural da cidade. A sua influência económica fazia-se sentir também em zonas do norte do México. Tratava-se de uma cidade cuja arquitectura monumental reflectia uma nova era na civilização mexicana, entrando em declínio político cerca do ano 650 a.C. mas com uma influência cultural duradoura durante a maior parte de um milénio até cerca do ano 950.

A Civilização Maia

Contemporânea da grandeza de Teotihuacan foi a grandeza da civilização maia. No período entre 250 e 650 assistiu-se a várias conquistas civilizacionais dos maias. Apesar de as muitas cidades-estado maias nunca terem atingido uma união política da mesma ordem de grandeza da conseguida pelas civilizações do México central, elas exerceram uma tremenda influência intelectual sobre o México e América Central. Algumas das cidades mais elaboradas do continente foram construídas pelos maias, com inovações nos campos da matemática, astronomia e escrita que viriam a constituir o ponto mais alto dos feitos científicos do México antigo.

A Civilização Tolteca

Tal como Teotihuacan, também a civilização tolteca emergiu de um vazio de poder, tendo tomado as rédeas do poder político no México a partir do ano 700. Muitos dos povos toltecas eram oriundos dos desertos do norte, muitas vezes designados por chichimecas na língua nahuatl. Estes povos fundiram a sua orgulhosa cultura do deserto com a poderosa cultura civilizada de Teotihuacan. Esta nova cultura daria origem a um novo império no México.

A civilização mexica (asteca)

Com o declínio da civilização tolteca ocorreu a fragmentação política no Vale do México. Neste novo jogo político de sucessão ao trono tolteca apareceram os mexica. Tratavam-se, também eles, de um orgulhoso povo do deserto, um de entre sete grupos que antes se auto-denominavam asteca, tendo mudado o seu nome após anos de migração. Uma vez que não eram originários do Vale do México, foram inicialmente vistos como rudes e pouco refinados perante os olhos da civilização Nahua. Através de astuciosas manobras políticas e ferozes capacidades de luta, conseguiram um verdadeiro feito: tornaram-se governantes do México liderando a Tripla Aliança(que incluía duas outras cidades astecas, Texcoco e Tlacopan).

Caracteísticas Culturais do México


Artes Plásticas do México

As artes plásticas do México contam com a enorme riqueza herdada das antigas civilizações indígenas. Apesar da destruição sistemática do seu patrimônio artístico, monumentos e símbolos pré-colombianos efetuados nos tempos da colônia, os sítios arqueológicos pesquisados e por pesquisar são muitos e de grande interesse.

A atividade arquitetônica, sobretudo de edifícios religiosos,foi intensa a partir da conquista do território pelos espanhóis. A arte colonial é fruto não só do traslado das formas plásticas européias para outro continente, mas também de sua adaptação à mentalidade e às tradições profundas de suas terras de adoção.

O barroco mexicano do século XVIII, muito bem caracterizado, levou ao extremo a decoração deslumbrante de fachadas e interiores. Escultura, pintura e ourivesaria foram postas a serviço dessa arte que tanto se arraigou em terras mexicanas.

Sem contar na arte muralista, com grandes representantes como Frida Kahlo, Diego Rivera, David Siqueiros entre outros.

Gastronomia

A gastronomia mexicana, em termos de variedade de sabores e texturas, é uma das mais ricas do mundo, embora seja por vezes caracterizada por algumas pessoas como gordurosa e condimentada. É uma culinária rica em proteínas, vitaminas e minerais.
Muita da culinária mexicana atual tem origem em várias misturas de tradições, ingredientes e criatividade. A maior parte tem base nativa americana, com misturas indígenas e um toque espanhol. Por exemplo, a famosa quesadilla é uma tortilla com base em milho e queijo e com carne de vaca, galinha e/ou porco. A parte indígena disto e de muitos outros pratos tradicionais é o chili, ou seja as pimentas e pimentões.

Música

A música do México encontra suas raízes na música folclórica como o mariachi e o Jarana. Atualmente, grupos como Molotov adquiriram notoriedade internacional dentro do que se chama de música popular. Neste cenário encontra-se também a banda pop RBD e cantoras como Thalía e Paulina Rubio. Outros grupos, como Café Tacuba e Maná fazem parte do cenário rock da música mexicana. Também é mexicano o guitarrista Carlos Santana, cuja carreira iniciou-se nos anos 60 e a fama adquirida o levou a tocar no famoso festival de Woodstock.

+ Sobre a arte do México?
http://www.youtube.com/watch?v=OARugVjPRPE

Características Economicas do México

A economia do México é uma das maiores da América Latina e é a 12ª economia mundial (medida pelo seu PIB PPC), com PNB de US$753,394 bilhões de dólares.


Economia Geral:

Moeda: Peso mexicano
Organizações de comércio: OMC, NAFTA, G-3 e outras

Estatísticas:

Produto Interno Bruto: US$ 1,134 trilhões (2006)
% de cresc. do PIB: 4,5% (2006)
PIB per capita: US$ 10 600 (2006)
PIB por setor: agricultura 3,9%, indústria 25,7%, comércio e serviços 70,5% (2006)
Inflação anual: 3,4%
População abaixo da linha de pobreza: 40% (2003)
Força de trabalho: 38,09 milhões
Força de trabalho por setor: agricultura 18 %, indústria 24 %, comércio e serviços 58 % (2003)
Desemprego: 3,2 % (o sub-emprego é estimado em 25% - 2006)
Principais indústrias: alimentos e bebidas, tabaco, produtos químicos, ferro e aço, petróleo, têxteis, roupas, bens de consumo duráveis, turismo
Parcerias comerciais:
Exportações (US$): 248,8 bilhões f.o.b. (2006)
Principais produtos exportados: manufaturados, petróleo e derivados, prata, frutas, verduras e legumes, café, algodão
Principais mercados: Estados Unidos 88%, Canadá 7%, Espanha 2%, Alemanha 1%, Japão 1%, Colombia 1% (2006)
Importações (US$): 253,1 bilhões (2005)
Principais produtos importados: máquinas industriais, produtos de aço, equipamentos agrícolas, elétricos, autopeças, aviões e peças de aviação
Principais parceiros: Estados Unidos 76%, Japão 8%, China 4%, Alemanha 4%, Coreia do Sul 4%, Brasil 3%, Canada 2%, Italia 2% (2006)

Finanças públicas:

Dívida externa: US$ 178,3 bilhões (2006)
Receitas totais (US$): 196,5 bilhões
Despesas (US$): 196,2 bilhões
Ajuda econômica recebida: US$ 1,166 bilhões (1995)

terça-feira, 5 de maio de 2009


O México é o país mais importante da porção norte da América Latina. Dono de uma posição geográfica privilegiada, posssui duas amplas aberturas litorâneas: uma leste com o oceano Atlântico, onde se localiza o golfo do México, porta aberta para a comunicação com os paísese europeus; outra a oeste com o oceano Pacífico, qua facilita o contato com os países do Extremo Oriente.